Categorias
Saúde, Ciência & Tecnologia

Saúde bucal e qualidade de vida nas doenças neurológicas

Elaborado por Carolina Curaça, Dentista

NMC, Núcleo Médico Cientifico da ASPEC Brasil

 

Nós, portadores de doenças neuromusculares-degenerativas, estamos sempre buscando melhorar nossa qualidade de vida. Procuramos soluções para sentirmos menos dor, fazemos sessões de fisioterapia, de terapia ocupacional e fonoaudiologia, usamos medicações e estamos atentos à boa alimentação. Como então deixar de lado nossa saúde bucal?

A qualidade de vida está diretamente relacionada à boa saúde bucal. Afinal, o sorriso é o “cartão de visitas” de uma pessoa e reflete sua autoestima e personalidade.

 

Como anda o seu sorriso?

A falta de um dente ou a convivência com uma doença bucal, como cárie ou periodontite (problema que acomete a gengiva), pode provocar dor e prejudicar a alimentação, a fala, o sono e até a interação social do indivíduo.

A saúde bucal começa sempre pela prevenção. Desde o nascimento dos primeiros dentes, devemos introduzir o hábito de escovação dental após cada refeição e o uso de fio dental.

A visita ao dentista deve ser feita a cada seis meses, para detectar se há algum problema e já intervir logo no início.

É muito importante saber que a cavidade oral é um sistema complexo de micro-organismos convivendo em harmonia e defendendo a entrada de agressores no nosso sistema digestivo e respiratório. As doenças bucais ocorrem por desequilíbrio nesta microbiota, quando, por exemplo, comemos doces e não realizamos uma higiene bucal adequada. Isso faz multiplicar as bactérias que se alimentam desse substrato.

Outros problemas bucais decorrem de doenças sistêmicas, como o diabetes melitus, que prejudicam nosso sistema imunológico, pioram a condição de sangramento e provocam inflamações na gengiva.

 


Bibliografia:

Revista da Associacao Paulista de Cirurgioes Dentistas

  1. Assoc. Paul. Cir. Dent. vol.68 no.3 São Paulo Jul./Set. 2014.Impacto das condições bucais na qualidade de vida dos indivíduos. Cristiane Baccin BendoI; Carolina Castro MartinsII; Isabela Almeida PordeusIII; Saul Martins de PaivaIV
  2. https://www.uol.com.br/vivabem/reportagens-especiais/boca-precisa-de-atencao-e-cuidados/#cover

Deixe um comentário