Estrutura Organizacional

A ASPEC Brasil terá sua administração e gestão feita por quatro órgãos, à saber: (i) a Assembleia Geral, (ii) o Conselho Deliberativo, (iii) a Diretoria Executiva e (iv) o Conselho Fiscal.

  • A Assembleia Geral é o órgão máximo de deliberações da ASPEC Brasil, sendo realizada com todos os associados que a ela comparecerem, podendo ser ordinária ou extraordinária quanto a sua convocação, e ser realizada de forma presencial ou à distância.

  • O Conselho Deliberativo é o principal agente nas definições das políticas, normas e ações da ASPEC Brasil, podendo decidir tudo que nãoo for da competência exclusiva da Assembleia Geral ou da Diretoria Executiva. É um órgão colegiado composto por 11 membros, cabendo sua presidência a(o) presidente da Associação.

  • A Diretoria Executiva é o órgão de gestão da ASPEC Brasil e seu funcionamento encontra-se dividido em 6 núcleos de atuação, a saber:
    1. Núcleo Administrativo Geral (NAGE) – responsável pela administração geral da entidade e por presidir as reuniões da diretoria. É composto por Presidente da Associação, vice-presidente e secretário-geral.
    2. Núcleo Jurídico (NJ) – responsável por todas as questões jurídicas que envolvem a entidade, desde a elaboração de contratos e normas internas até a defesa de direitos correlatos dos associados e da própria Associação, em juízo ou fora dele. Constituído por um diretor, um coordenador e um secretário.
    3. Núcleo de Tecnologia da Informação e Mídias (NTIM) – tem por objetivo realizar a integração e inserção da ASPEC Brasil em todos os meios digitais disponíveis, e redes sociais e de mídias, bem como a criação e manutenção de toda estrutura de TI da entidade. Este núcleo é constituído por um Diretor, dois cordenadores e colaboradores.
    4. Núcleo Médico Científico (NMC) – responsável por disseminar informações a cerca das paraparesias espásticas e atualidades relacionadas a patologia, tais como as que envolvam novas pesquisas, medicamentos e formas de tratamento. Este núcleo atua também em conjunto com o NAA e o NF na organização de encontros periódicos, simpósios, congressos, seminários e eventos similares. O NMC é composto por um Diretor, um coordenador e um secretário.
    5. Núcleo de Apoio ao Associado (NAA) – responsável pelo apoio direto ao associado em todas as demandas relativas as patologias, dentro dos limites operacionais e capacidade da ASPEC Brasil. Para alcance de seus objetivos este núcleo pode atuar junto com qualquer outro da entidade. É composto por um Diretor, um Secretário e colaboradores.
    6. Núcleo Financeiro (NF) – setor responsável pelas finanças da ASPEC Brasil, sendo composto por um Diretor e um secretário, que são respectivamente o primeiro e o segundo tesoureiro da entidade.

 

  • O Conselho Fiscal é o órgão incumbido da fiscalização das contas da ASPEC Brasil.