Paraparesias Espásticas Correlatas

 

As Paraparesias Espásticas Correlatas (PEC) receberam essa denominação por serem doenças neuromusculares raras que se correlacionam pelos sintomas de fraqueza e espasticidade nos membros inferiores. O grau com que estes sintomas acometem cada indivíduo varia de acordo com o tipo da doença.

 

As paraparesias espásticas correlatas compreendem as seguintes doenças:

  • Paraparesia Espástica Hereditária (PEH);
  • Síndrome de Sögren-Larsson (SJL);
  • Paraparesia Espástica Tropical (PET);
  • Síndrome da Pessoa Rígida (SPR, Stiff-Person);
  • Esclerose Lateral Primária (ELP).

 

Para realizarmos um movimento voluntário, nosso cérebro precisa enviar um comando até nossos músculos, que vão interpretá-lo e executar o movimento desejado. Assim, para que essa sincronia seja perfeita, tal como num telefone sem fio, a mensagem (impulso nervoso) deve ser transmitida da maneira adequada.

 

Em nosso cérebro, existe uma região denominada córtex cerebral, de onde partem os impulsos nervosos que são responsáveis pelos movimentos voluntários. A mensagem é então transmitida através do neurônio motor superior até a medula espinhal e, desta pelo neurônio motor inferior até as diversas fibras musculares de nosso corpo. Nas PEC, há um acometimento do neurônio motor superior, causando uma hiperexcitabilidade deste e gerando a espasticidade observada na marcha das pessoas acometidas. Neste caso, o acometimento é causado por diversos fatores que comentaremos a seguir, específicos para cada doença.