Categorias
Saúde, Ciência & Tecnologia

Alimentação & Doenças Neuromusculares

Há muito tempo sabemos que uma alimentação saudável traz grandes benefícios para a manutenção da saúde física e mental de qualquer indivíduo. Enquanto, a má alimentação traz como uma de suas consequências à obesidade e outras doenças crônicas como hipertensão, diabetes, colesterolemia e outras.

A obesidade traz dificuldades à nossa atividade diária, sendo altamente prejudicial à saúde em casos extremos. Imagine o acometimento que ela pode trazer para pessoas com doenças neuromusculares?
As doenças neuromusculares geralmente causam atrofia da massa muscular, diminuindo a agilidade do individuo, e trazendo algumas limitações motoras. No caso da Paraparesia Espástica Hereditária, temos acometimento principalmente dos membros inferiores, no que diz respeito a fraqueza e rigidez muscular.

Quando associamos uma doença neuromuscular ao sobrepeso, diminuímos em muito nossa qualidade de vida. Assim, evitar o sobrepeso pode favorecer uma melhor função motora do músculo enfraquecido pela doença, e por isso sendo tão importante que tenhamos uma alimentação saudável.
Adicionalmente, sabe-se que nutrientes isolados podem exercer efeitos positivos sobre a saúde do músculo esquelético e que uma combinação adequada de nutrientes pode atenuar os sinais e sintomas de algumas doenças neuromusculares.

Além disso, “quando falamos de uma alimentação saudável, precisamos pontuar que isso significa também variedade”, alerta Fabiana Nalon, mestre em nutrição humana pela Universidade de Brasília (UnB). Desta maneira, quanto mais variada e colorida a alimentação, mais rica é a fonte de nutrientes que oferecemos ao nosso corpo e maiores as chances de ter um sistema imunológico bem preparado.

Geralmente por falta de informação descartamos fontes de nutrientes ricos em vitaminas, como talos, folhas e casca de alguns vegetais como cenoura e beterraba. Com o intuito de nos conscientizar sobre o melhor aproveitamento dos alimentos, o Hospital do Câncer desenvolveu um livro que além de explicativo traz receitas incríveis de baixa caloria e com grande poder de prevenção de várias doenças crônicas. Esse livro é totalmente gratuito e você pode abrir a hora que quiser para se informar e fazer as receitas (Livro de Receitas A_C_ Camargo – Cancer Center).

 

Referências:

Paoli A, Bianco A, Damiani E, Bosco G. 2014. Ketogenic Diet in Neuromuscular and Neurodegenerative Diseases. Biomed Research International,10 pages.

https://saudebrasilportal.com.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/destaques/1138-alimentacao-adequada-e-saudavel-aumenta-a-imunidade-e-pode-prevenir-doencas

Pedrosa MAC, Castro ML. 2005. Role of vitamin D in the neuro-muscular function. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia, 49 (4): 495-502.

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/nutricao-e-doencas-neuromusculares/35118

https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/health-fitness/diet/top-12-foods-for-brain-and-nervous-system/articleshow/20725412.cms

Deixe um comentário