Categorias
Saúde, Ciência & Tecnologia

Relaxante Muscular X Automedicação

A classe de drogas conhecida como relaxante muscular é indicada para redução das contraturas e espasticidades comumente encontradas nos pacientes de Paraparesia Espástica Hereditária (PEH), entretanto a escolha da medicação não pode ser indiscriminada e deve ser realizada pelo profissional devidamente qualificado.

Frequentemente associada a quadros dolorosos, as contraturas musculares são tratadas desordenadamente com o uso dessas drogas sem o conhecimento ou acompanhamento médico – através da automedicação. Posicionado entre os medicamentos mais vendidos no Brasil e no mundo, atenção especial necessita ser empregada pelos pacientes, familiares e equipe terapêutica, devido a sua eficiência e efeitos colaterais.

Empregar qualquer relaxante pode não ser apenas ineficaz, mas também produzir efeitos não desejados. Dentre estes, o mais frequente é a sonolência. Por isso, não é recomendado dirigir, operar máquinas ou realizar atividades que envolva concentração e risco. Entretanto, com o passar do tempo, tolerância pode ser desenvolvida e esses efeitos reduzirem ou mesmo se ausentarem.

O mais importante é ter em mente que não só a indicação como o acompanhamento devem ser realizados pelo seu médico. Apresente suas dúvidas e, na presença de qualquer dificuldade, converse com o mesmo.

Deixe um comentário