Categorias
Saúde, Ciência & Tecnologia

ATLETA COM PARAPARESIA REPRESENTA NADO BRASILEIRO NAS PARALIMPÍADAS DE TÓQUIO

Fonte da imagem: https://www.instagram.com/p/CS1j2wcFfqd/?utm_medium=share_sheet

Fonte da imagem: https://www.instagram.com/p/CS1j2wcFfqd/?utm_medium=share_sheet

 

O que começou como uma atividade de reabilitação, ainda na infância, transformou-se em, mais do que um hobbie, profissão e estilo de vida da atleta brasileira Laila Suzigan Garcia. Diagnosticada com paraparesia espástica hereditária aos seis anos, ela é uma das representantes brasileiras nas piscinas das Paralimpíadas 2020, que serão abertas na terça-feira (24).

Laila integra a premiada equipe do Praia Clube de Uberlândia, Minas Gerais, e está há cerca de 15 dias no Japão. A emoção de defender a camisa brasileira do outro lado do mundo pode ser vista em seu Instagram (@lailasuzigan).

A confirmação de que seria uma das representantes do Brasil nas Paralimpíadas veio no início de Junho, quando alcançou o índice de classificação para os jogos nos 400m livre, ao nadar para 5min33s20 na classe S6.

Em 8 de julho, o nome de Laila foi oficialmente anunciado para integrar a delegação brasileira no Japão.

 

Carreira de campeã

Laila é sete vezes medalhista do Parapan. Uma das últimas conquistas da paradesportista foi o ouro no campeonato Parapanamericano de 2019, em Lima, no Peru.

“Os planos de Deus, decidi não tentar medir a altura ou a profundidade, apenas confiar e mergulhar”, afirmou Laila ao conquistar a medalha dourada no Parapanamericano de 2019.

 

Conheça a história de Laila

A história de Laila é um exemplo de superação para todos que têm doenças raras, e mostra que não há limites para nossos sonhos.

Saiba mais sobre a trajetória dessa campeã brasileira no livro “Guerreiras: Histórias de Mulheres Para-atletas Nunca Antes Contadas” [Warriors: The Stories of Female Para athletes That Have Never Been Told], escrito por Cintia Sousa. Lançado em 2019, o livro contou as histórias de cinco atletas paralímpicas brasileiras.

Boa sorte, Laila, em nome da Associação de Paraparesias Espásticas Correlatas do Brasil (ASPEC Brasil). Você nos representa e estamos com você!

 

Por Kalyandra Vaz
SeCom – ASPEC Brasil

Deixe um comentário